Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mochila escolar japonesa

Oi gente!

Alguém já imaginou que uma mochila escolar poderia ter outras funções e ainda ser muito, mas muito cara?
Pois é, aqui no Japão é assim...
As crianças não podem simplesmente usar o modelo que desejarem, num só ombro ou levarem o material na mão. Aqui tem regras severas em relação a isso.
Tem que usar o modelo padronizado e pronto! E ninguém discute, porque faz parte da cultura há muitos anos, e além disso eles consideram um item importante de segurança.
Como vocês podem observar nas fotos, elas são de um couro duro, e grandes, cobrindo toda a coluna, desde a região dos ombros. O objetivo é que as crianças consigam carregar sem prejudicar a coluna e que a mochila proteja a criança em caso de acidentes. Por exemplo, se a criança sofrer um atropelamento (já que elas vão a pé para escola e sozinhas) a mochila tem a função de proteger.
Por isso deve ser tão cara.
Existem malas de vários preços e marcas, inclusive marca de grife.
Pelo que pude verificar, o preço médio é de 30.000 ienes (cerca de R$ 1.350,00!). Mas vejam as fotos, na placa, com desconto estão vendendo por 45.000 ienes,  preta (média de R$1.980,00). Puderam ver que o preço é muito salgado, mas essa mochila é resistente e dura vários anos, às vezes toda a vida escolar. E ainda muitas famílias passam para vários irmãos.
Só para terem uma ideia de relação dos valores, com 40.000 ienes dá para comprar um ipad ou 2 bolsas da coach (risos)... 
 A tradição antiga é que os avós presenteavam os netos com a mala, desejando boa sorte nos estudos. Ainda hoje alguns oferecem, mas não é regra.










Interessante, não é?

Beijinhos

Fabi

2 comentários:

  1. :o
    caro mesmo hein, mas vale o investimento. Se há segurança, vale a pena.

    bjs

    Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, tem razão! E os japas também pensam assim!
      Beijinhos
      Fabi

      Excluir