Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Nabemono: o prato japonês mais saboroso do inverno!

Olá, olá!

Comida japonesa é sucesso no mundo todo, não é mesmo?! O Brasil não fica de fora, são centenas de restaurantes especializados. Eu sempre gostei e frequentei. Mas tem um prato que conheci apenas aqui no Japão.
O nome desse prato é Nabemono. Nabe = panela e mono = coisas. Isto é, coisas na panela, ou então  tudo na panela... hehe. Mas no dia a dia nós chamamos esse prato simplesmente de nabe. É quente e muito consumido no inverno. Delicioso!

São muitas variedades, mas o mais comum, é um que tenha vários tipos de legumes, como acelga, cogumelos, cenoura, alho francês, broto de feijão, etc., carnes muito finas de porco ou boi, guiozá (bolinho chinês), tofu e dezenas de outros bolinhos que já vende pronto no mercado. Há também quem coloque peixes, kani, salsicha, etc, etc.

Enfim, o que cada família goste ou o que já tem na geladeira. Vale tudo!


O japonês não desperdiça nada, e quando os ingredientes terminam, sobra caldo, então eles cozinham udon, um tipo de macarrão. Mas pode também ser outro macarrão qualquer, até aquele instantâneo.


Aqui no Japão é muito simples de fazer, porque o caldo já vem pronto, como na foto abaixo:


O mais interessante é que é um prato "social", em que há um fogareiro no centro da mesa com a panela, que normalmente é de barro ou ferro, e  os alimentos crus ficam em volta (também há panelas elétricas).
As pessoas colocam os ingredientes conforme a necessidade e tempo de cozimento. Lembra muito o sistema do foundue.










Como já comentei acima, compramos sempre o molho pronto, é prático e barato. Mas sei que para quem está no Brasil ou em outro país é mais complicado. Vi em alguns sites que em casas especializadas vendem o molho e não é caro, mas mesmo assim encontrei uma receita. Não garanto que seja boa, mas não custa tentar, não é mesmo?!


Dashi (molho)
  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de café de molho de soja (shoyu)
  • 2 colheres de sopa de mirim (sake para cozinhar)
  • 2 colheres de sopa de açúcar

(site em que retirei a receita: http://www.estilohyatt.com.br/a-la-carte/papo-de-cozinha-sukiyaki/ )

Modo de fazer:

Ferva a água, apague o fogo, e acrescente todos os ingredientes. O molho já está pronto. Reserve.

Pique todos os ingredientes e deixe tudo no jeito. Ferva o molho e comece a colocar os ingredientes, de preferência por aqueles itens que demoram mais para cozinhar, como carnes e cenoura. Coloque tudo aos poucos, deixando para o final o tofu, o guiozá, o macarrão etc.

Aproveitem!


Bom, gente, será que deu para entender? Não é difícil, mas seria melhor conseguir o molho pronto, tem sabores ótimos.



Beijinhos

Bye bye

Fabi 




Nenhum comentário:

Postar um comentário